GAMBCODES

SMARTPHONE TOP COM ANDROID OU IOS?

Acompanho esse guerrinha entre usuários de smartphones chamados de TOPS DE LINHA já faz um tempo.

Lembro que nos primórdios eu usava aquele primitivo celular BABY da Telesp Celular que herdei da minha irmã! Tudo era mais simples e eficiente: apenas ligações, uma mensagem de vez em quando e o jogo da cobrinha para matar o tédio… Mas como tudo evolui…

Hoje temos esses smartphones tops de linha que fazem milhões de coisas com seus APPS coloridos e barulhentos.

Quando do lançamento do sistema Android relutei um pouco para migrar para o novo SO, pois utilizava ainda daqueles celulares antigos e sou adepto do hábito de usar um objeto ou ferramenta até a desintegração total do mesmo…

Comecei utilizando o Android gingerbread e venho acompanhando a evolução do sistema até hoje; assim como também, utilizo Iphones e também sempre atualizo meus gadgets da Apple, seja comprando/trocando por novos modelos ou atualizando os antigos.

Quando eu utilizava somente aparelhos com ANDROID (Samsung) tinha aquela ideia errada de que os aparelhos caros da Apple eram coisa de “menininho metido”, pensava que eram caros devido somente a marca e achava que eram inferiores aos meus aparelhos com Android!

Anos depois, quando decidi experimentar um Iphone, me surpreendi com a qualidade do hardware e do software plenamente integrados um ao outro, não devendo em NADA aos aparelhos tops com Android da Samsung ou outras produtoras de smartphones tops!

O grande problema do Iphone no Brasil é quantidade de impostos que o governo enfia no produto (como se existisse alguma empresa brasileira 100% nacional que produz algum aparelho com qualidade igual!).

Já utilizei aparelhos chamados TOPS DE LINHA tanto da Samsung quanto da Apple e posso dizer: tanto um quanto o outro são muito eficientes no que propõe.

O que posso dizer de ponto negativo e positivo como usuário que utiliza os dois sistemas/aparelhos para quase tudo no dia a dia:

Android: alguns travamentos ocorrem surpreendendo o usuário em momentos críticos, mas nada que desmereça o aparelho e o sistema. A carcaça apesar de parecer frágil, considero bem mais resistentes que as carcaças do Iphone.

Iphone: a memória cache parece ser um pouco mais lenta do que nos aparelhos com Android e a carcaça externa é muito frágil, principalmente a parte traseira: deixe um grão de poeira entre a capa e a tampa que o micro buraco vai virar uma cratera em questão de dias. Uma simples batida e o vidro já era.

Em matéria de desempenho de software: ambos são muito bons e raramente travam, sendo que o Android costuma travar mais.

Se você é um usuário “normal” que usa o smartphone apenas para navegar na web, e-mails, redes sociais e brincar com apps: o smartpone ideal é o Iphone mesmo; agora se o usuário gosta de fuçar, customizar, programar e alterar configurações mais internas, o sistema Android é o ideal pois por ser software de código aberto fica muito mais fácil “dissecar” o software e até o hardware: uma vez tive de abrir e soldar alguns fios do meu tablet com Android Gingerbread, coisa quase impossível de se fazer no Iphone.

Enfim, a escolha de um smartphone TOP DE LINHA depende muito dos usos que o usuário pretende fazer; para a maioria dos usuários comuns questões de desempenho de software e hardware não importa muito e são até imperceptíveis, mas para usuários mais experientes que sabem programar e querem alterar seu gadget e fazer experiências, hard-users que não aceitam ser meros apêndices orgânicos de suas micro-maquininhas e querem usar e abusar das pobres máquinas, as micro-diferenças entre os aparelhos podem fazer diferença.

OBS: não falei sobre aparelhos com OUTROS SISTEMAS pois utilizo somente ANDROID E IOS.

Comments

comments

Categories:   cibercultura, GADGETS

Comments